Acabam de ser lançados dois produtos que têm uma forte relação com a cidade siciliana de Siracusa: o novo filme “Indiana Jones e a relíquia do destino” e a Viagem Cultural 2024 (Puglia, Sicília e Malta).

Na Viagem Cultural 2024, Siracusa faz parte do roteiro, sendo um dos pontos altos da Sicília. No filme, a trama se concentra na procura por uma relíquia que teria sido inventada por Arquimedes, filho mais célebre de Siracusa. Tal relíquia (a Anticítera) permitiria a fissura do tempo:

Jones é puxado para uma aventura quando Helena (Phoebe Waller-Bridge) revela estar em busca do Anticítera, um mecanismo criado por Arquimedes, que as lendas dizem ser capaz de viajar no tempo. Depois de uma tradicional viagem pelo mundo, em que os dois e o garoto Teddy (Ethann Isidore) são seguidos por nazistas, o trio descobre que as lendas são verdadeiras. Na reta final, tanto os nazistas quanto os protagonistas acabam transportados ao passado para o cerco de Siracusa, a invasão romana à comuna italiana que aconteceu cerca de 200 anos antes de Cristo“. (extraído de https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/indiana-jones-reliquia-do-destino-final-explicado/).

Na reportagem abaixo, a National Geopraphic sugere um roteiro em Siracusa para conhecer os lugares mencionados no novo filme de Indiana Jones (https://www.nationalgeographic.com/travel/article/indiana-jones-archaeology-walking-tour-of-syracuse-sicily). Segue o texto traduzido:

Indiana Jones e a arqueologia na Sicília: como planejar um passeio a pé por Siracusa.

Siga os passos do aventureiro na tela com um passeio a pé pela arquitetura e arqueologia na cidade do sudeste da Sicília, descobrindo locais do último filme.

Os gregos estavam em Siracusa, os romanos também. Os bizantinos, os aglábidas e os normandos viveram seu tempo neste canto sudeste da Sicília – e cada um deixou para trás tesouros arquitetônicos em torno dos quais a cidade moderna cresceu. O distrito da ilha de Ortygia exala charme barroco clássico, mas entre as praças cor de mel, também existem ruínas milenares. Sobre a ponte nos bairros continentais da cidade, igrejas escondem entradas para catacumbas sinistras e o Parque Arqueológico de Neapolis é o lar de uma enciclopédia de edifícios antigos e cavernas misteriosas. Esses locais chamaram a atenção de Hollywood: neste verão, Indiana Jones e o Dial of Destiny exibirão a Sicília na quinta parcela das aventuras do famoso arqueólogo – e Syracuse foi o local de filmagem de várias cenas do filme. Veja como passar um dia seguindo os passos de Indy – da assustadora cripta subterrânea ao antigo templo em ruínas – em busca de fortuna e glória. Felizmente, o maior perigo aqui é o excesso de indulgência nas deliciosamente rústicas trattorias e barracas de gelato de Syracuse.

1. Catacumbas de São João: Comece sua aventura nas ruínas da Basílica de San Giovanni, no coração de Siracusa, onde degraus tortuosos levam a um labirinto subterrâneo cheio de milhares de câmaras funerárias cortadas nas paredes da terra fria e úmida. Percorra os túneis estreitos e arqueados para observar os afrescos cristãos do início do século IV ao V sob a luz de tochas, enquanto a água escorre da rocha acima de você e as teias de aranha flutuam na brisa sufocante.

2. Orelha de Dionísio: Suba de volta à luz e siga para o vasto Parque Arqueológico de Neapolis, lar de locais que abrangem quatro milênios. Trilhas serpenteiam entre laranjeiras até esta fissura de 23 metros de altura em uma antiga parede de pedreira. A lenda diz que a acústica desta caverna artificial, em forma de orelha com um canal curvo escavado profundamente na rocha, foi projetada para amplificar as conversas dos prisioneiros que foram trancados aqui. Grite na escuridão para ouvir sua própria voz ecoar de volta.

3. Anfiteatro Romano: Ficando dentro do parque, não perca as ruínas baixas do anfiteatro romano – o terceiro maior do gênero na Itália. Embora árvores e colinas gramadas agora invadam o território do anfiteatro, a forma oval do local ainda é claramente definida. Blocos de rocha branca, cortados diretamente da terra, transmitem a magnitude do local original, onde os gladiadores lutaram há milhares de anos.

4. La Salumeria: Vá para a costa, cruzando a ponte curta para o distrito da ilha barroca de Ortygia, e encontre uma mesa no La Salumeria. Fica perto do mercado de rua Ortygia, onde os comerciantes armam suas barracas há séculos, vendendo tesouros comestíveis saqueados da terra e do mar. O melhor local é entre os vasos de plantas na pequena praça ensolarada em frente, ao alcance dos ouvidos dos comerciantes do mercado. O restaurante (que funciona como uma delicatessen – perfeito para navegar e comprar na saída) é especializado em pratos sicilianos de frios, queijos, azeitonas, alcachofras e tomates secos. Praça Cesare Battisti, 4.

5. Templo de Apolo: Saia do seu almoço com um passeio pelas ruas estreitas e praças abertas de Ortygia, parando nas ruínas do Templo Grego de Apolo. O local do século VI aC é muito frágil para os visitantes explorarem adequadamente, mas deixe seus olhos passearem por seus contornos do ponto de vista no topo da Piazza Emanuele Pancali. Uma parede medieval denuncia as vidas posteriores do templo como uma mesquita e uma igreja, mas algumas das impressionantes colunas originais permanecem, espessas como sequóias entre blocos de pedra caídos.

6. Castelo Maníaco: Termine sua missão arqueológica na ponta mais ao sul de Ortygia, onde o Castelo Maniace se manteve firme contra invasores desde o século XIII. O site foi expandido e modificado ao longo dos séculos desde então; antes de seu último papel como um filme ambientado em Indiana Jones e o Dial of Destiny, o castelo serviu como um palácio, uma prisão e um ponto de farol. Dê um passeio ao longo das muralhas para ter uma visão panorâmica do Mar Jônico, observando o pôr do sol com a trilha sonora das ondas quebrando nas rochas abaixo.

Mais fotos de Siracusa:

Viagem Cultural 2024 (Puglia, Sicília e Malta)

26.03.2023 a 06.04.2024

Transamérica Turismo: 82 2121-7272

Vendas iniciadas. Faça parte você também.